Como e quando deve namorar um filho Deus?
Antes de responder quais são os limites para o namoro, é necessário analisarmos como Deus nos vê. Quem somos para Deus. Pois quem somos, determina aquilo que fazemos. Nossa identidade determina nosso destino (futuro).
- Somos sal da terra e luz do mundo: Mt 5.13-16
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo… Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
- Raça eleita e nação santa: 1Pe 2.9
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
- Imitadores de Deus e modelo para o mundo: 1Ts 1:6-7
“Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”.
- Influenciadores neste mundo: Fp 2.14-15
“Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.
Portanto não devemos assumir o modelo de pensamento deste mundo, mas sim sermos transformados pelo poder da Palavra de Deus e nos tornarmos agentes de transformação em nossa sociedade (Rm 12.2).
O que é namoro?
Apesar da palavra “namoro” não estar na Bíblia, ela tem muitos ensinamentos sobre o assunto de namoro. Para praticá-los, é importante conhecermos os princípios bíblicos que devem nortear nosso comportamento como filhos de Deus.
Namoro é a preparação para o casamento. Só deve começar quando os dois têm certeza do propósito de Deus. Não é justo despertar um sentimento em outra pessoa sem corresponder, pois isto é defraudação (1Co 7.5). O propósito do namoro é conseguir esposa em santificação e honra.
Existem dois tipos de namoro:
1. O NAMORO IRRESPONSÁVEL – Segundo o modelo do mundo: 1Ts 4:1-7 (corpo = “vaso”); Ef 4:17-20 (não andeis como os gentios); 2Tm 2:22 (foge das paixões da mocidade). Pode ser identificado nas seguintes maneiras de relacionar-se:
- Antecipado – fora do tempo — Ec 3:1 e 8:6
Namoro é coisa de adulto, pois desperta o instinto sexual. Não se deve namorar na pré-adolescência e adolescência (12 a 18 anos), pois nesta idade os jovens não estão aptos para assumir as responsabilidades.
- Multiplicado – vários envolvimentos — Jr 17:9
Não é levado a sério, e o esquema é o do mundo sem Deus como governo (Mt 6:33). Adquire forte tendência para a infidelidade, tentações etc.
- Prolongado – tempo indeterminado — Rm 14:23
Alguns vão de 4 a 8 anos sem perspectivas. Riscos: permissividade (imoralidade), desânimo, rotineiro, saturação familiar.
- Avançado – libertino (sem limites) — Ef 5:3-5
Há libertinagem (licenciosidade), defraudação e outras práticas pecaminosas que deixam marcas profundas e criam laços de alma destrutivos.
- Desobediência – desautorando pais — Ef 6:1-3; Pv 20.20
Namorar contra a vontade dos pais. Toda desobediência gera maldição.
- Problemático – confusão, encrencado — Ef 5:8-12; 4:31
Discussões, brigas, desentendimentos. Tudo aquilo que não começa bem, dificilmente acabará bem. “Melhor um fim horroroso, do que o horror sem fim”.
- Passa tempo – sem propósito – “Ficar” — Fp 3:13-14
Sem responsabilidade. Namorar para passar o tempo. Este tipo de relacionamento gera um comportamento libertino (imoral), sem compromisso e infiel.
- Unilateral – interesse pessoal — Mc 10:19; 1Ts 4:6
Somente um gosta ou relacionamento sem ter convicção de que realmente gosta da pessoa.
- Desrespeitoso – não é correspondido — Rm 12:10 e 16; Mt 22:36-39
Fazer, aos outros, o que queremos que façam a nós mesmos.
- Carnal – defraudatório — 1Co 7.5; Rm 13:12-14; Gl 5:24
Provocam-se mutuamente através do vestuário, atitudes e palavras.
2. O NAMORO RESPONSÁVEL – Relacionamento segundo os princípios de Deus que cumpre os seguintes pré-requisitos:
- Capacidade Espiritual
Quando ambos já possuem uma real experiência com Cristo e são capazes de andar segundos os princípios estabelecidos por Deus em sua Palavra. Ez 36.26-27 (coração novo e espírito novo); 1Co 2:15-16 (mente de Cristo); Ef 4:13 (perfeita varonilidade).
- Capacidade Física para o namoro e casamento
Gerar filhos não é somente a capacidade para o casamento; mas é estar apto para educar, instruir, cuidar, amar, servir etc. A formação física só termina quando são adultos.
- Idade Real – Física e Mental – 1Ts 5:23-24
Quando ambos possuem corpos e mentes de adultos. Pois alguns possuem maturidade física, mas não mental.
- Capacidade Financeira – 2Ts 3:6, 10-12
O rapaz deve ter capacidade financeira para poder cumprir os compromissos de provedor de sua família, conforme o modelo bíblico. Esta responsabilidade não é da mulher, mas sim do homem. Quando isto não ocorre, surgem sérios problemas imediatos que podem destruir um casamento:
- Casa-se com dívidas;
- A mulher precisa trabalhar;
- Dificilmente será bom líder;
- Começar a trabalhar demais.
A recomendação bíblica é:
“Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros.” Rm 13.8
Conclusão:
“Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.” Mt 7.24-27
Aplicação prática – Instrução aos pais:
Reúna seus filhos (pré-adolescentes e jovens), num tempo de qualidade nesta semana, e compartilhe com eles o que você aprendeu sobre os princípios bíblicos para o namoro segundo o padrão de Deus.
Exemplo: Quais os tipos irresponsáveis de namoro e quais os pré-requisitos para se estabelecer um namoro responsável, segundo os princípios de Deus?
Pr. Carlos Alberto Bezerra
Comunidade da Graça